quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Habilidade & Conhecimento

Sabe, hoje estive pensando... "de que adianta tanto conhecimento, se o profissional não é habilidoso?".

Quem não conhece alguém que sabe muito a respeito de um assunto, mas infelizmente não consegue se expressar de uma maneira apropriada ? Apropriada, no sentido de se fazer entender , pois é preciso sempre “perceber” como as pessoas pensam e reagem sobre um determinado assunto.

Acho que desde pequenos desenvolvemos uma certa capacidade de influenciar ou negociar com as pessoas ao nosso redor, por exemplo: quando uma criança pede um presente ou algo do gênero aos seus pais, logo percebe se conseguirá ou não o que quer, e dependendo da “habilidade” da criança pode usar o “choro”, “manha”, ou qualquer moeda de troca na “negociação” do que ela pretende. Porém acho que em algum momento de nossas vidas, algumas pessoas “perdem” ou deixam de “exercitar” essa habilidade de liderar, influenciar ou negociar com as pessoas, e ficam prezas a apenas obter “conhecimento”.




Desta maneira, percebo que não é raro o caso de pessoas que tem muito conhecimento sobre um determinado assunto, mas tem uma dificuldade enorme em realizar explicações, reuniões, treinamentos ou até mesmo resolver problemas.E em geral não tem a habildiade de perceber o ambiente ao seu redor (ambiente no sentido de como as demais pessoas reagirão sobre o que esta sendo exposto? , ou , como elas se portam perante um determinado assunto ou situação?),e com isso não conseguem estabelecer uma linha de comunicação/pensamento eficiente.

O que me remete a pensar:  "... de que adianta tanto conhecimento, se o profissional não é habilidoso", ou seja "... o importante mesmo é conhecer quem sabe !...", mas será que é isso mesmo ? O  importante não é ter todo o conhecimento do mundo sobre um assunto, mas o que importa mesmo é ter “habilidade” para que você possa liderar, negociar, influenciar  ou convencer alguém sobre o que se deseja ?

Concluo que um bom gerenciamento de projetos tem muito mais a ver com a "habilidade" do gerente em perceber e decidir sobre o que está acontecendo, e não o quanto se sabe tecnicamente a respeito do produto do projeto.

E você, o que acha disso ? (comente aqui, e deixe-nos saber o seu ponto de vista).


Um forte abraço,

WR.

Um comentário:

  1. William, concordo plenamente. Sempre levantei essa bandeira nas empresas por one eu passei: O ótimo gerente não precisa necessariamente ser um ótimo técnico e também, o cargo de gerente de projetos não necessariamente tem que ser ou é plano de carreira de um técnico, ou seja: uma profissional pode morrer como cncultor ou desenvolvedor e ser o melho no que faz sem nunca, nunquinha mesmo, ter pisado na coordenação ou gerência. Bem faz as empress que enxergam isso de cara e apostam as pessoas certas para os cargos certos, apesar de ser um desafio.
    Uma abraço,
    Cecília

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