Quem nunca pensou em
abrir um negocio próprio não?
Acho que todo
assalariado brasileiro, de tempos em tempos (geralmente depois das sessões de
feedbacks com o chefe) tem esse pensamento, seja para abrir uma pousada no
nordeste ou uma pizzaria no bairro .
Pelo pouco que eu
conheço sobre inovação e empreendedorismo, eu sei que as grandes idéias vêem em
momentos em que se menos espera. E dessa forma aconteceu comigo, dias desses
voltando de uma visita em um cliente, estive refletindo sobre como as pessoas enfrentam
situações difíceis no trabalho e como se dá o processo de solução de problemas
nas empresas.
Pensando nisso, tive
o que muitos chamam de "insight" , e me veio a ideia de montar uma
"AGÊNCIA DE CULPADOS".
Que nada mais seria
do que uma empresa de serviço, que contaria com diversos colaboradores de segmentos variados como engenharia,
contabilidade, marketing entre outros. E
funcionaria da seguinte maneira :
Sempre que houver
algum um problema na empresa(mesmo que não muito grave), o cliente vai ligar na
nossa agência e encomendar um "culpado" :
CLIENTE:- Alô ? É da
agência de culpados ?
AC::- É sim senhora,
no que podemos ajudar ?
CLIENTE:- Olá
acontece que estamos com um projeto atrasado,e que também está com o custo
estourado, porém não fazemos a mínima ideia do porque isso aconteceu, mas
precisamos de um culpado pois haverá reunião de Status com a diretoria amanhã.
AC:- Sim, claro,
neste caso recomendo um culpado sênior, pois reuniões de Status demandam
algumas "tentativas de explicação" , certo ?
CLIENTE:- Isso
mesmo, temos alguns gestores nesse projeto que são bem críticos, e podem questionar coisas que não saberemos
responder !!!
E assim enviaríamos
o nosso profissional a empresa, e este será o "culpado" de seja lá
qual for o problema. Por ser uma pessoa altamente treinada em levar a
culpa, ele não necessariamente teria uma
resposta efetiva para o problema , seria apenas o "culpado". A
reunião duraria algumas horas, pois é preciso descontar toda a frustração de um
resultado ruim sobre um "culpado", algumas pessoas esboçarão uma
tentativa de resolver o problema, mas logo se acomodarão com a presença do
culpado e todo o peso do fracasso cairá sobre ele, deste modo, os participantes
sairão da reunião com a sensação de problema resolvido, mas terão apenas achado
um "culpado" !
Infelizmente não é
rara as vezes em que nos deparamos com profissionais que mais se preocupam em achar um culpado (ou não
ficar com a culpa), do que resolver os problemas em si. Em geral são pessoas
que preferem ficar na reclamação do que na ação, nem sempre tem pro atividade ,
quase sempre são os primeiros a apontar uma falha e invariavelmente são os
últimos a ajudar na solução.
Não creio que haja
uma solução para esse tipo de gente, mas acho que nesse tipo de situação devem
ser os primeiros a dobrar as mangas e enfrentar os problemas, pois só assim
sermos melhores profissionais não ?
E aí, topa o negocio
? Se não der certo, nao venha me dizer que a culpa foi minha hein!!!!
Excelente ideia Willian. Se precisar de um sócio, pode contar comigo. Conheço muitos profissionais que gostariam de contratar esse tipo de serviço.
ResponderExcluirUm grande abraço e parabéns pelo blog.
Olá Willian, gostei muito do texto. Acho que esta proposta de empresa vai dar muito certo rsrs. Inclusive podemos ser sócios.
ResponderExcluirPois infelizmente há muitos em busca de culpados e poucos com atitude de resolver ou ajudar resolver problemas.
Parabéns e muito sucesso na sua vida. Você é um cara de atitude e focado em resultados e solucionador de problemas.