segunda-feira, 24 de junho de 2013

O difícil não é matar um Leão por dia, o difícil é desviar das Antas ...

Todos que de alguma maneira estão envolvidos em um ambiente de projetos, sabem muito bem o quão difícil é entregar um projeto no prazo, dentro do escopo, dentro do custo, em fim, com qualidade.

Seja qual for o prazo, escopo ou custo, todos nós nos deparamos com diversas situações que divergem com o sucesso do projeto: hora é por conta do aeroporto que fechou, as vezes é um erro de planejamento de compras, recurso incapacitado, logística mal feita, acidente de trabalho, em fim, os sintomas de fracasso são muitos, mas não tenho duvidas que todos concordam que o maior dificuldade está na gestão de um componente que ha em todo projeto, chamado "PESSOAS".


Com o passar dos anos, percebi que o que o PMBOK chama de "Partes Interessadas" (pessoas ou entidades que de alguma maneira são envolvidas com um ou mais projetos), na pratica tem algumas variações, por isso decidi criar 3 variações de "Partes Interessadas":

A primeira delas, é o que eu chamo de  "Partes Desinteressadas". Essa classificação é para aquele tipo de pessoa que na caçada ao leão não se preocupa nem em levar munição, pra esse tipo de pessoa se no final da caçada o bando voltar com um Leão ou um Coelho, pra ela dá na mesma, afinal não tem interesse nenhum em pegar o Leão  (apesar de ser o primeiro na fila do churrasquinho no final do dia)!

Outra qualificação que eu criei, foi o das "Partes Quase Interessadas", essas são aquelas que participam do projeto, mas só focam no que é benéfico para si mesma. É como se na caçada ao Leão, ela só levasse na mochila as coisas dela, sem se importar se é preciso ajudar a levar os mantimentos, água, munição extra, corda, em fim, não tem desenvolvido em si o senso de coletividade.

A classificação predileta dos gerentes de projetos, são as partes "Muito Interessadas", essas sim, são aquelas que as 7:00 da manhã já estão com as mangas da camisa dobradas!
São muita vezes pessoas que nem ocupam um cargo de destaque na empresa, mas que participam ativamente no projeto, essas compram briga em caçar  o Leão, sem duvida serão as primeiras a atirar e vão na frente do bando na caçada.


Bom , a verdade é uma só: tem muita caçada acontecendo por aí, só resta você decidir se vai atras do Leão, ou se vai ser mais uma Anta no meio do caminho !

5 comentários:

  1. Muito Bom William .. realmente temos que arregaçar as mangas e fazer a diferença na caça ao Leão !!! Entretanto é importante sempre existir um Leão para matar, pois senão o povo acomoda !!! Abraço !!! PC

    ResponderExcluir
  2. Costumo dizer (na verdade repetir o que aprendi), que "quem não sabe o que quer.. qualquer coisa serve". Acho que a acomodação é o principal limitador de qualquer profissional !
    Obrigado, pelo comentário.Abraço !!! WR

    ResponderExcluir
  3. Grande William, parabéns pelo blog!!!
    Porque voce não escreve algo sobre qualidade de uma
    implantação de Sistema utilizando as técnicas do PMI.
    Muitas empresas sofrem batendo cabeça por não gerenciarem
    seus projetos ou ate mesmo por não ter ninguém que faça este papel.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo,

      Pode deixar que vou preparar um post mais técnico sobre o assunto !

      Excluir
  4. Oi William!

    Realmente, o que faz o projeto acontecer é o fator humano.
    Tanto é sua importância que na 5a edição do PMBOK tem uma área de conhecimento exclusiva para os stakeholders.

    A última frase do seu artigo foi sensacional! kkkk

    Abraços!

    ResponderExcluir