quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O Profissional Indiana Jones

Creio que esse post não vá fazer muito sentido para quem nasceu na década de 90 , mas como todo bom fã de cinema, não pude deixar de assistir todos os filmes de "Indiana Jones" (alias esse foi o primeiro filme a estrear no vídeo cassete lá de casa - em meados da década de 80).
Pra quem não conhece a história de "Indiana Jones" (na verdade seu nome era Henry Jones Jr. - "Indiana" era o nome de seu cachorro, que acabou virando seu apelido ) , pois bem, este personagem era um singelo professor de arqueologia, e ao mesmo tempo um aventureiro destemido que não se separava do seu chapéu e tinha sempre a mão um chicote e um revolver (suas ferramentas de trabalho).


Este personagem (e suas histórias) refletem perfeitamente os profissionais que tem a incrível habilidade de unir a teoria a prática (livros e aventura), aplicando de forma muito simples as técnicas/metodologias/melhores práticas a problemas e situações do dia a dia. Não que eu seja avesso a teóricos e acadêmicos, acreditam que são sem duvida fundamentais para o desenvolvimento das mais diversas profissões, mas realmente tiro o meu chapéu aos profissionais que conseguem unir todo o conhecimento, embasamento teórico a prática de seu trabalho diário.

Ao mesmo tempo fico muito irritado, e porque não dizer decepcionado com "profissionais" que tem muita bagagem prática e constantemente dialogam sobre assuntos sem qualquer embasamento teórico. Acredito que as empresas sérias de hoje em dia buscam antes de mais nada "PROFISSIONAIS", ou seja, pessoas que tem conhecimento, mas que ao mesmo tempo tem habilidade e atitude para aplica-los a prática.

Afinal, o que seria de nosso "Indiana" (que na verdade era o nome do cachorro de George Lucas), sem saber o que seria o "Santo Graal" ou ate mesmo a "Arca da Aliança", e por outro lado, jamais conseguiria achar as "Pedras de Sankara" sem seu revolver e tão prático chicote !!!.

Pense nisso...

Um comentário: