quarta-feira, 30 de novembro de 2011

"Gestão de Pessoas", isso ninguém me ensinou !!!


Quando eu cursei "Processamento de Dados" em 1996 (É gente, o tempo passa!!!rs),eu tinha matérias como: "Lógica de Programação", "Sistema Operacional", "Hardware", “Redes” (ai Tanenbaun...) entre várias outras. Ou seja, estava envolvido com tudo que era técnico, e esse interesse / foco se estendeu por vários anos passando pela fase de faculdade (1999, sim no século passado) naquela época eu só falava sobre “encapsulamento”, “comandos de banco de dados” (SQL), “topologia de rede”, “versões de Linux” entre vários outros assuntos estritamente técnicos.


Não que isso tudo não seja importante, muito pelo contrário, eu sou da turma que acredita que um bom aprendizado técnico dá ao profissional de TI uma boa base, seja ele uma pessoa que ocupe um cargo gerencial ou não (nada como uma escovação de bit de vez em quando não é?).

Ocorre que nessa época, ninguém me avisou que mais difícil do que escrever um comando SQL (SELECT * FROM...) é responder a perguntas como: “Porque eu tenho que fazer isso?...”, “Como assim vai atrasar?...”, “Quando vamos fazer isso ou aquilo?”.



Hoje percebo e posso afirmar que a maior parte do tempo do gerente de projetos é focado na resolução de problemas, problemas esses que tem várias origens:



- Problemas de Comunicação.

- Problemas de Alocação de Recursos.

- Problemas Técnicos.

- Problema de Prazo.



Para aumentar essa lista, basta abrir a "caixa de entrada" de um Gerente de projetos, que certamente novos “tipos de problemas” serão acrescentados.



Inevitavelmente para resolver esses "tipos" de problemas o Gerente de Projetos vai precisar lidar com pessoas, e aí entra em jogo o que chamamos de Soft Skills, que basicamente são as habilidades (não técnicas) para gerir e desenvolver equipes, essas habilidades são como, por exemplo: empatia, influência, criatividade e facilitador (no sentido de realizar alinhamento de questões não resolvidas).



Sendo pratico, quem nunca teve de negociar um prazo ou escopo para conseguir realizar as entregas do projeto, com certeza em algum momento você teve de "influenciar" ou "persuadir" alguém a fazer algo, e isso definitivamente não se aprende na escola (pelo menos no curso de "Processamento de Dados").

Sei que ha uma vasta literatura a respeito disso, e particularmente é um assunto que me encanta, mas eu acredito que isso seja algo que se aprende com a vida (quem já teve que negociar o futebol do final de semana com a esposa sabe o que eu estou falando!).



Não acho que deva haver uma formula para a "resolução de problemas", mas acredito que as horas de voo contribuem em 90% dos casos.




WR.

Um comentário:

  1. Oi, William! Eu não sabia que você tinha um blog... Muito legal esse espaço que criou para troca de conhecimento!

    Realmente há certas coisas que curso algum nos ensina. A experiência acaba sendo a maior escola quando o assunto é lidar com pessoas.

    Parabéns pelo blog! Virei visitá-lo mais vezes!

    Abraços!

    ResponderExcluir